Meu caros camaradas, para aqueles que não viram, ou não tiveram conhecimento, junto-lhes a placa oferecida ao nosso camarada Nelson Henriques pelos últimos organizadores do nosso 22º. almoço, respectivamente, Carlos Balteiro e João Cerejo. Esta placa é o reconhecimento da nossa parte ao homem que teve a iniciativa de começar a organizar os nossos almoços de confraternização.
Passados os 22 anos do nosso 1ºalmoço o Nelson tem sido o esteio de todos eles pelo acompanhamento e incentivo que lhes tem dado.
Quero realçar o esforço do Nelson na concretização por parte das autoridades militares do envio de uma força militar para estar presente na colocação da coroa de flores em memória dos nossos camaradas já falecidos. Este procedimento numa Instituição como o Mosteiro da Batalha não é normal e por isso mais digna é de realce.
Obrigado Nelson.
quinta-feira, 19 de maio de 2016
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Caros camaradas de Armas, do Bat. Caç. 2833
ResponderEliminarSaudações muito fraternas.
Ao longo de todos estes anos, tenho recebido de todos vós, muitos elogios por ter tomado a iniciativa da realização dos nossos Encontros/Convívios, anuais.
Sim, foi em Abril de 1995, que se realizou o 1º Encontro/Convívio, dos militares do bat. Caç. 2833, que somos todos nós, mais aqueles, que por infelicidade, nos foram deixando, ao longo de todos estes anos.
Modéstia à parte, ano após ano, fui dando uma pequena ajuda, aqui e ali, sempre no sentido de não deixar terminar os nossos encontros, outros ainda, assumindo a realização directa de vários encontros.
Também é justo que aqui se realce, outros nossos camaradas, que muito tem contribuído, para estas realizações, e foram vários.
Balteiro Coimbra, Adelino V N Gaia,Adelino Viseu, e outros colegas, cujas realizações, foram em; Castelo Branco, Espinho, Lourinhã, Mangualde, Régua, Aveiro, Campo de Besteiros, etç, etç. Que me desculpem, os colegas que aqui não foram mencionados, assim como os colegas que foram marcando presença, ao longo destes anos, todos contribuíram para que estes nossos encontros chegassem até hoje.
Foi com grande surpresa minha, que vi o Balteiro, neste último encontro, chamar-me para na presença de todos, entregar-me a Placa com o Reconhecimento de todos, para comigo.
Sinceramente, não o esperava, mas sinto-me muito honrado com tal distinção, para todos o meu muito obrigado.
Quanto à cerimónia militar, que aconteceu no Mosteiro da Batalha e naquele local, único em Portugal, foi para mim e conserteza para a maioria dos nossos camaradas, uma cerimónia que muito nos honrou, pois tratava-se de Homenagear e Honrar a memória de todos os nossos camaradas já falecidos. Os vários agradecimentos de que tenho sido alvo, todos referem que causou muitas emoções, à maioria dos colegas, permitam que diga, não foi caso para menos.
Tratar deste assunto, junto das entidades militares, (RAL 4), até nem foi coisa difícil, pois desde o primeiro contacto, que tudo foi facilitado, desde o Exmo Senhor Comandante do RAL 4, Coronel Carlos Dias, até aos Exmos Ten. Cor.Almeida e Lourenço, este, que também nos honrou com a sua presença, comandando as forças militares presentes no Mosteiro, para além de nos ter dado algumas dicas na organização da cerimónia. Já tomei a liberdade de enviar cartas de agradecimento a todos estes Senhores Oficiais do RAL 4.
As dificuldades, surgiram por parte da Direcção Geral do Património Cultural, (DGPC). Não querendo entrar em muitos pormenores, digo apenas ter conseguido sensibilizar responsáveis daquela área cultural, da importância da cerimónia, para os ex-militares do nosso Batalhão, que ao serviço da Pátria Portuguesa, cumpriram comissão militar, em terras Angolanas, nos anos de 1968/1970 e que mais não pretendem, do que Homenagear e Honrar a memória de todos os nossos camaradas militares já falecidos.
Não foi fácil, fiz o pedido com um mês de antecedência, e só na quinta-feira anterior ao nosso encontro, é que me foi dado conhecimento favorável. Valeu que, as entidades militares, como que já prevendo a demora, deixaram-me uma porta aberta, e deram-me contactos de última hora, que foram de grande utilidade. Pois todos por certo compreenderão, que não seria fácil para a "máquina" militar, tratar de tudo, para mais já dentro do fim de semana.
É meu dever dizer aqui;
Obrigado Entidades Militares do RAL 4 Leiria.
Obrigado aos responsáveis da DGPC.
Obrigado ao Exmo Presidente da Câmara
Municipal da Batalha, que a nosso
convite, se associou à nossa cerimónia
Obrigado Balteiro e Cerejo
Obrigado Catalo
Obrigado a todos os ex-militares do Bat. 2833.
Obrigado a todos os que me tem enviado mensa-
gens de agradecimentos pela inicia-
tiva destes Encontros/Convívios, e
pela iniciativa da cerimónia militar.
Que Deus nos dê saúde para que, possamos estar presentes nos futuros Convívios, desta familia de ex-militares.
Para todos um grande abraço.
Nelson Henriques
Junho de 2016
Obrigado Nelson.A homenagem foi mais que justa.
ResponderEliminarObrigado Nelson tu mereces tudo isto espero que a saúde esteja bem.
ResponderEliminarUm abraço