Peço antes de mais desculpa pelo eventual incomodo deste e-mail. O meu nome e Cândido Mesquita e sou filho de um ex militar em Angola. Maximino Mesquita do Peso da Régua.
O meu pai faleceu já uns anos com apenas 45 de idade, tendo eu e penas 15 pelo que nunca cheguei a saber sobre a vida dele em Angola. Encontrei no entanto, o documento que anexo o que me trouxe até este blogue. Presumo pelo que vejo no documento que o meu pai faria também parte do batalhão de caçadores 2833 companhia 2310. Não sei se será possível essa confirmação que desde já agradeço, bem como qualquer outra possível informação. Com os melhores cumprimentos. Cândido Mesquita
Na sequência dos nossos emails procurei saber mais alguma informação e encontrei mais uns documentos que comprovam que efetivamente o meu pai fez também parte do BC2833 CC2310.
Neste sentido tenho lido aqui as várias histórias contadas no blog o que me deixam a conhecer um pouco mais aquilo que foi a vida do meu pai. Em relação aos convívios que tem feito ao longo dos anos o meu pai nunca teve esse prazer de estar presente uma vez que faleceu em 1991 e antes, logo após a vinda de Angola, emigrou para o Canadá. Envio uma foto dele e da caderneta militar que comprova ter feito parte do vosso batalhão. Por fim agradeço a dedicação que tem tido com o blog que para além de permitir o contacto entre os camaradas que serviram o país, permite também, a pessoas como eu, conhecer um pouco daquilo que passaram em guerra e no meu caso, como já referi, conhecer um pouco mais sobre a vida do meu pai.
Cumprimentos
Cândido Mesquita
Listagem dos camaradas enviada pelo Nelson Henriques |
Caro amigo Cândido Mesquita: Lamento a notícia que nos fez chegar da morte de seu pai ainda tão novo: ( O MESQUITA ) assim nos conhecíamos pelo apelido, fui colega dele desde o dia 17-07-1967 ao dia 18-04-1970 - Viseu - Abrantes - Santa Margarida - Angola, pisamos os mesmos trilhos aproximadamente três anos, todos nós da companhia 2310 do Batalhão 2833 recordamos bem o Mesquita! Passamos juntos momentos bons, menos bons, maus e muito maus, se perder um bocadinho de tempo para ver as fotos publicadas neste blog, encontra uma onde está seu pai juntamente com muitos colegas cantando com muita alegria ao toque de concertina o dia que fomos rendidos pelos novos militares no Mucondo, e possivelmente encontrará mais. Pena foi ter partido tão cedo. Costumamos encontrar-nos todos os anos no fim de semana mais próximo do dia 18 de Abril, se acaso o Mesquita Filho está em Portugal, faça-nos uma visita é na zona de Águeda, será aqui publicado neste blog o dia e o local, pergunte pela comp. 2310, conhecerá os amigos e colegas de guerra do seu pai. Deixo aqui um grande abraço ao Mesquita Filho e ao Mesquita pai que Deus o tenha em Paz e Descanso..
ResponderEliminarObrigado José Joaquim Afonso.Um abraço
EliminarCaro José Afonso, obrigado, antes de mais, pelo comentário.
EliminarEfetivamente esta foi uma época da vida do meu pai que nunca cheguei a conhecer até encontrar este blog, o que me permitiu saber, agora, um pouco sobre essa passagem pela guerra em Angola.
Tive igualmente conhecimento, através de um e-mail do José Catalo, que é de Morais, em Macedo de Cavaleiros. Por coincidência os meus sogros são de Izeda, que é bem perto. Caso ainda resida em Morais talvez pudesse, numa próxima ida a Izeda, visitá-lo.
Cumprimentos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBoa noite amigo Cândido Mesquita, Sim, sou de Morais como o nosso amigo autor do blog, José Catalo lhe disse e aqui resido, quando venha a Izeda fico esperando a sua visita, dirija-se ao centro da aldeia restaurante ADEGA REGIONAL habito por cima no 1º andar.. Um abraço..
ResponderEliminarMeu caro amigo e Sr. Cândido Mesquita, vi aqui publicado neste Blog uma referência ao seu pai, meu/nosso camarada de armas do Batalhão de Caçadores 2833. Começo por lamentar, o falecimento do seu pai, nosso camarada do Batalhão. O documento mostrado prova mais que evidente de que o Maximino Morais Mesquita, foi nosso camarada neste Batalhão. O meu/nosso grande amigo José Joaquim Afonso, foi um dos vários camaradas com razões mais que válidas para comentar passagens da vida deles, pois durante os vários anos em que, viveram muito próximos e ao que li no comentário do Joaquim Afonso, algumas passagens boas, menos boas, outras más e outras, muito más. Eu sou de uma outra companhia do mesmo Batalhão, no caso, (CCS). Eu fui o militar, que em 1995 em conjunto com mais uns quantos, demos inicio aos convívios dos militares do nosso Batalhão, foi muito difícil no inicio, ainda hoje o é, mas muito menos. No geral, todos os militares, deste nosso Batalhão, quando em Abril de 1970, em Abrantes passamos à disponibilidade, demos as moradas das nossas naturalidades, como segundo penso ter sido o caso do seu pai, ( Lugar de Ferraria, Freguesia de Vinhós, concelho de Peso da Régua ).A cópia que vou pedir a responsável pelo Blog, que aqui publique, é uma cópia da Ordem de Serviço emitida pelo Regimento de Infantaria nº 2 de Abrantes em Abril de 1970, e que me foi facultada pelo R.I. de Abrantes, apenas publico uma das 5 páginas, que continham a lista dos soldados e cabos da companhia caçadores 2310. Tal como o meu camarada de armas e amigo Afonso, convido-o a comparecer no dia 27 de Abril, em Aguada de Cima /Águeda, ali encontrará muitos do camaradas e amigos do seu pai. Eu não sou o organizador este ano, mas se tiver dificuldades pode contactar comigo, (919945375), que eu o colocarei em contacto com o organizador. O inicio do convívio será por volta das 10h00, daquele dia. Deixo aqui também um abraço ao Mesquita filho, ao Mesquita pai, que descanse em Paz.
ResponderEliminarConforme pedido do Nelson Henriques aqui está a listagem enviada
ResponderEliminarPermitam, que eu aqui deixe um desejo muito sincero, nesta quadra que estamos a atravessar: Para todos, sem excepção, mesmo sem excepção, o voto de uma muito Feliz e Santa Páscoa. Mas, mais reforçada, por razões que todos entenderão, para todos os meus camaradas de armas do Batalhão de Caçadores 2833, que cumprimos a nossa comissão militar em Angola. Um grande, grandíssimo abraço para todos eles, se Deus nos ajudar, no próximo dia 27 de Abril, lá estaremos em Aguada de Cima, no nosso convívio anual. Um abração.
ResponderEliminarBoa noite. Agradeço, antes de mais, o convite para o Vosso convívio anual. Tal como já tinha em contacto telefónico com Vosso camarada Saraiva, de Oeiras se não me engano, este ano não poderei estar presente por motivos profissionais e de formação. Agradeço também a listagem colocada e dizer que tem sido um enorme prazer contactar com pessoas que partilharam algum tempo da sua vida com o meu falecido pai.
ResponderEliminarDesejo-lhe, bem como a todos, um excelente convívio e uma páscoa feliz.
Abraço e uma vez mais o meu muito obrigado.
Obrigado aos intervenientes. Um abraço
ResponderEliminarBoa noite. Na sequência dos contactos aqui iniciados, tive hoje o prazer de conhecer o sr. José Afonso a quem agradeço a calorosa receção em sua casa. É curioso como muitas vezes partilhamos os mesmos lugares, como é o meu caso e do sr. Afonso, e não fazemos a mínima ideia de como a vida, de alguma forma, nos liga aquela pessoa que está mesmo ali ao lado. Agradeço a todos e em especial ao sr. José Catalo pela manutenção deste blog que me permitiu conhecer, todos estes anos depois, uma parte da vida do meu pai que me era desconhecida.
ResponderEliminarCumprimentos