terça-feira, 25 de março de 2014

Para conhecimento de todos os ex-camaradas, lamento esta notícia.




Amigo Catalo, esta é uma situação que eu não queria, ser o mensageiro,
mas infelizmente é uma realidade.
Mais um colega nosso que nos deixou, venho pedir-lhe que tenha a
gentileza de o anunciar no Blogue, cujo texto eu lhe peço que
publique.

Caros Companheiros, Amigos e Camaradas ex- Militares, do Batalhão de
Caçadores 2833, mais um colega nosso nos deixou, no passado dia 22 de
Janeiro, este nosso colega era :

Carlos Alberto Ferreira FRAGOSO
Pertencia à C.C.S.
Era natural da Chamusca / Santarém / Ribatejo

Este nosso colega, deixou-nos a 22 de Janeiro, após um período longo,
e de grande sofrimento.
O nosso amigo FRAGOSO, homem que todos bem conhecíamos, por ser sempre
alegre, e bem disposto, deixou-nos, resta-nos apenas uma palavra; Que
descanse em paz, ele e todos os colegas que já nos deixaram.
A nossa família de ex-militares, ficou mais pequena e mais triste.
Aqui deixamos a toda a família do nosso amigo FRAGOSO, os nossos mais
sentidos pesamos.

13 comentários:

  1. Poderão alguns camaradas de armas, colocar a seguinte questão?
    Então só dois meses depois é que se dá a noticia da morte deste nosso colega?
    Pois, eu só nesta data, tomei conhecimento da morte deste colega e foi porque eu fiz um telefonema para casa dele, tendo então falado com a esposa, e quando lhe vou perguntar pela saúde do Fragoso, ela me informou que ele tinha falecido no passado dia 22/01/2014.
    Como só agora tive conhecimento, desta triste noticia, só agora a partilho com todos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. é com imensa tristeza que tomo conhecimento da partida do amigo Fragozo, Sera a saudade a ficar no seu lugar,que Deus o tenha em sua companhia, uma oraçáo mais sentida neste momento é tudo o que me apraz dizer

    ResponderEliminar
  3. Encontrei casualmente este site. Pelo que me apercebo o vosso batalhão foi render o meu (BCaç 1910) ao Ambriz. Saímos de lá em 21 de Junho de 1969 para a metrópole. Tenho de memória que na vossa CCS havia um cabo que já na altura era um célebre pintor de seu nome António Palolo falecido já há uns bons anos. Certamente é do vosso conhecimento que pessoal que vos rendeu em Maio de 1970 sofreu uma emboscada entre o Capulo e Ambriz com seis mortos e vários feridos.
    Saudações, António gonçalves

    ResponderEliminar
  4. Meu caro, Sr. António e camarada de armas, tudo o que aqui referiu está correcto, não só, porque foi o seu Bat. que nos foi render, como o António Palolo, era efectivamente da CCS do meu Bat. 2833, ( infelizmente confirmo a sua morte há já alguns anos ). Quanto ao Bat.Caç.2874, foi o que nos foi render a nós ao Ambriz, não em Maio de 1970, mas em fins de Março, princípios de Abril, digo isto porque nós chegamos a Lisboa no regresso a 18 de Abril de 1970, portanto em Maio de 1970, já estávamos na Metrópole. Quanto ao acontecimento da emboscada, feita ao pessoal do Bat. que nos foi render, eu tive conhecimento, há poucos anos desse infeliz acontecimento, que ceifou a vida a vários militares nossos, e ferindo outros. Se percorrer este Blogue, irá em determinada altura encontrar um texto completo daquele trágico acontecimento, escrito por um elemento desse mesmo Batalhão.
    Permita-me esta observação;
    Quando chegamos a Angola, alguns dias depois fomos para o mato, Zemba,(Região dos Dembos), fomos render o Bat. Caç. 1909, quando fomos para Ambriz, fomos render o Bat. Caç. 1910.
    Um grande abraço, para si António Gonçalves
    Nelson Henriques
    (CCS Bat. Caç. 2833)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nelson, não sou individuo de grande memória mas há situações da vida militar que recordo. Então eu como era furriel das informações e operações estava na secretaria do bat, sei que naquele período de transição entre o nosso bat e o vosso chegou do comando de Luanda uma informação escrita onde se fazia referência a determinado alferes milº do vosso bat.. não sei se seria da CCS, alertando que esse alferes estava sob vigilância devido a atitudes anti fascistas e que a PIDE o tinha referenciado.
      Quanto ao ataque entre o Capulo e Ambriz tive conhecimento dele há cerca de um ano por meio do face book de um meu conterrâneo, que foi um dos intervenientes, ficou ferido, era condutor de um honimog. Conheço o site a relatar em pormenor esse drama de um dos feridos dessa grave emboscada.
      Já agora mais uma informação. O meu bat tinha estado no primeiro ano em Quicabo, Balacende e Maria Fernanda.
      Saudações

      Eliminar
    2. Amigos - julgo ter sido a 18 de Maio de 70 essa dita emboscada, da Fazenda Capulo para Ambriz? Protegia-mos o pessoal da JAEA perto da ponte do Freitas Morna (Loge) para Ambrizete. Sei que ouvimos fogo mas pensámos logo na caça. Estive a tratar do paludismo alguns elementos de serviço, naquele local. Com o intuito da caça andei perto de 3 Km. pela estrada, quando deparo com os panhares...julgo que tinham um enfermeiro chamado Santos. Voltei à frente de trabalhos, a pé, sem problemas! Sei que também deixaram passar um jipe vindo da Tentativa para caçar na Fazenda Santa Bárbara e que dias depois fomos encontrá-lo naquela zona. O famoso caçador Lavita também lá ficou. Já todos tinham terminado a comissao. Estarei correcto? Um abraço.

      Eliminar
  5. Ao fazer aqui no Blogue do nosso Batalhão, uma pesquisa, reencontrei uma informação, do nosso amigo e camarada de armas, FILIPE CRUZ, ex-fur. Mil.º, onde ele diz que tem na sua posse, porque o comprou na altura, um livro que eu ando a procurar há muito, muito tempo, foi o que foi escrito pelo nosso colega da C.Caç.2309, ex-Alf. Mil.º António Silveira, (já falecido) e que tem o titulo de; Morto em Combate. Ora como o amigo Filipe Cruz, disse que o tinha, posso pedir-lhe a gentileza de mo emprestar para eu o ler? ficava-lhe imensamente grato. É claro que eu me responsabilizo em o fazer chegar novamente à sua posse, num espaço relativamente pequeno. É possivel amigo Cruz? como o amigo irá por certo ao nosso Almoço/Convívio, no próximo dia 26, em V.Nova de Gaia, será que o pode levar? Agradecia-lhe imenso.
    Um grande abraço, ao amigo Filipe Cruz, extensivo a todo o pessoal do nosso Batalhão.
    Se Deus quiser, breve nos vamos reencontrar.

    ResponderEliminar
  6. Amigo Nelson, acabo de ler a mensagem, na verdade possuo o livro em questão, e como aos amigos não se recusam pedidos já o retirei da estante para não correr o risco de me esquecer de o levar.Já confirmei a presença assim se nada de anormal ocorrer estaremos juntos, no almoço que por sinal será a poucos minutos da minha residencia.

    Um abraço e até breve e já agora um Santa Pascoa

    ResponderEliminar
  7. OK, amigo Filipe Cruz, outra coisa não era de esperar do amigo, deixando desde já, o meu agradecimento pela sua disponibilidade.
    Se Deus quiser, até ao dia 26, em V. N. de Gaia.
    Permita-me que faça minhas as suas palavras, e os seus desejos;
    Para o amigo, e familia uma Santa e feliz Páscoa, extensiva a todos os nossos amigos do nosso Batalhão, e respectivas familias.

    ResponderEliminar
  8. Meus caros camaradas foi com imensa satisfação que ví e li várias mensagens no nosso blogue.Daquilo que li poderei dizer que em relação ao António Palolo tem dois quadros seus neste blogue, basta ver o blogue desde o princípio. Em relação ao livro o relatado pelo Nelson está correcto (segundo dizem alguns eu ou uma das personagens do mesmo). Sobre a emboscada também há referências à mesma neste blogue.Por fim dizer-lhes que a pessoa em causa vigiada pela PIDE, tanto quanto eu sei, era mesmo o Alferes Silveira, autor do livro "Mortos em Combate) que também tem a capa aposta no nosso blogue.Julgo que por aquilo que é referido sobre a pide e também por alguma posições tomadas pelo alferes Silveira ele foi castigado e foi mandado para outro lugar sendo substituido por outro alferes.

    ResponderEliminar
  9. Caros colegas do Bata. de caçadores 2833, como se aproxima a passos largos o nosso convívio, informo que nesta data já vamos com 160 pessoas inscritas mas ainda há por aí rapaziada que são certos e até à data ainda não deram sinais de vida, vamos lá a marcar para eu poder informar o restaurante a tempo das pessoas que temos inscritas. Desejo a todos uma Santa e Feliz PASCOA e não comam muito deixem algum apetite para o dia 26 de Abril de 2014, que já está mesmo a chegar e,por fim desejo que todos tenham uma boa viagem com rumo ao santuário da Nossa Senhora da Saúde nos Carvalhos e que nossa Senhora da Saúde vos acompanhe na dita viagem. Um grande abraço e até ao dia 26 se Deus quizer .

    ResponderEliminar
  10. Amigo Catalo, por favor esclareça-me um pormenor;
    o Alf. Silveira, quando é que foi substituido? , foi ainda no Zemba, ou já foi em Ambriz?
    Digo isto, porque, como disse o colega António Gonçalves, do Bat. 1910, que nós fomos render ao Ambriz, foi na altura recebida no Ambriz uma mensagem, alertando para o tal Alf. que ele não se lembra do nome, portanto se o Alf. Silveira deixou o Bat. ainda no Zemba, pela lógica não podia ter sido o Alf. Silveira. O Catalo lembra-se quando é que o Alf. Silveira, saiu do nosso Batalhão?
    Um grande abraço para todo o pessoal. continuando a desejar uma boa e Santa Páscoa para todos.

    ResponderEliminar