terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Companheiros amigos, mais uma vez junto de vós para lhes enviar mais uma fotografias tiradas pelo nosso amigo João Santos condutor da 2309 aquando da sua incursão ao Zemba.Desta vez são fotografias tiradas no Mucondo que espero gostem e relembrem especialmente o nossos companheiros Joaquim Afonso e Adelino Afonso(Adelino continuo á espera de fotografias).Agradeço que por comentário digam alguma coisas pois as fotografias são diferentes de quando lá estivemos. O João também informou que vai mandar mais. Aproveito também para os informar(especialmente aos da Companhia 2309 que recebi e-mails e um telefonema do nosso ex-camarada Augusto Osório, alferes,  que foi comandante do 3º.pelotão em sbstituição do alferes Silveira. Eu já não me lembrava dele mas em conversa telefónica com os ex- furrieis Gualter e Amaral e Silva dos Açores eles avivaram-me a memória.
É sempre para mim uma grande satisfação saber que este NOSSO BLOGUE pode aproximar mais pessoas que estiveram junto de nós. O Augusto faz questão de saber quando será o nosso almoço para poder confraternizar conosco e reconhecer as caras que deixou de ver há mais de 40 anos.

                                            Mucondo visto da picada que vem do Dange
                                               Mucondo visto da picada que vem de Sta. Eulália
                                                             Entrada do Mucondo
                                                                      Edificio Principal
                                                   Julga-se que são as antigas camaratas
                                                        Edificio principal visto de frente
                                                                             Capela
                                                             Depósitos da água (será?)

                Em baixo uma foto actualizada da Baía de Luanda que pessoa amiga me enviou.
 
Também no Mucondo não sei se será a antiga messe
Um abraço a todos do Catalo

7 comentários:

  1. E tudo o vento levou !!! Caros amigos e ex.companheiros do Bat. 2833 e muito em expecial a companhia 2310 que passou 15 meses no planalto do Mucondo e que hoje ; graças aos nossos ex.colegas João Santos e Catalo da 2309 olhamos estas fotos actuais; totalmente diferentes do que nós deixamos; Quanto á identificação dos edificios pareceu-me estar correcta, embora as caretristicas sejam diferentes ! Uma coisa passou despercevida ao João Santos, logo á entrada do lado esquerdo, existia um cemitério, onde havia mesmo alguns jazigos, concerteza o capim e os arbustos já o não deixaram ver. mas pode ver-se em fotos daquele tempo aqui neste blog. o que me pareceu menos danificado foi a capela. É bem certo o slogan que se uso aqui no meu cantinho de Tras os Montes! Quando morre um lavrador que teve muito zêlo nas suas propriedades,logo se diz ( vão as coisas atrás dos donos) e é bem certo. Espero ver o João Santos no próximo convívio para poder-mos conversar pessoalmente. e como nos prometeu, vamos esperar mais fotos. um abração grande para todos os ex.colegas e amigos do bat. 2833

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos ex-combatentes
    Não contive uma lágrima ao canto do olho ao ver estas fotos do Mucondo, 39 anos depois de por lá ter passado 15 meses da minha juventude!enquanto Furr. Mil. Ranger da 2ª Cª do BCAV 8322.
    Ao lado do deposito da água, ficava o meu quarto que compartilhei com mais 3 camaradas furrieis. Na parada, frente ao edificio principal, lá está o pedestal onde todos os dias içávamos e arreavamos a nossa Bandeira!
    Que saudades meu Deus desses tempos...apesar de tudo!!
    O meu Obrigado muito comovido ao autor das fotos!
    Armando Dias

    ResponderEliminar
  3. Obrigado José Afonso p+or me ter avisado da publicação destas fotos do Mucondo onde passei 15 meses da minha juventude de Maio de 73 a Set 74.
    Foi uma romagem de saudade, ver estas fotos que, se não se importam, vou copiar e publicar na página do meu Bat Cav Angola no face book.
    Um abraço
    Armando Dias

    ResponderEliminar
  4. Armando,pode partilhar á vontade.Esteja atento porque há a promessa de um dia destes aparecerem mais. Um abraço

    José Catalo

    ResponderEliminar
  5. Boa Noite meus Amigos. Finalmente estou presente neste blog, mas mais vale tarde do que nunca. Respondendo ao Amigo José Afonso, realmente não me lembrei de procurar o cemitério, mas no meio de tanto capim e arbustros, dificilmente o encontraria, e conhecia mal o Mucondo, só lá tinha dormido uma noite quando vinha de Cambamba. Recordo-me de trazer um cacho de bananas que tinha comprado em Carmona, mas "perdi-o" nessa noite. Já algora, alguém se lembra quem é que o "encontrou" ? Ao fim de tantos anos seria divertido!! Ao Amigo Armando e a todos os que estiveram em Mucondo, tenho mais fotografias que poderei enviar. Um grande abraço, João Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo João Santos
      Se como sugere, tem mais fotos do Mucondo do que as aqui publicadas, seria abuso meu pedir-lhe o especial favor de mas enviar para: armandoadias@sapo.pt Agradecia-lhe muito.
      Um abraço

      Eliminar
  6. Amigos, é sempre emocionante rever estas imagens de sítios que foram para muitos de nós, decisivos na formação das nossos personalidades e o aquirir de Valores Humanos que nos ajudam pela vida fora. Embora haja sinais de algum abandono, o Mucondo consegue estar muito melhor que em Zemba. Talvez pelo tipo de construção que na verdade é muito mais resistente do que o aquartelamento de Zemba. Estou a recolher eastas imagens e penso publicá-las no meu Blogue que dedico ao B.Caç 3880/C. Caç 3535. SAão as nossas memórias e não há que ter medo delas! Abraços para todos .
    Jorge madureira Ex-Furriel Mecanico da C.Caç. 3535. !9772/73.

    ResponderEliminar