sábado, 31 de janeiro de 2009

O BATALHÃO DE CAÇADORES 2833 FOI FORMADO EM ABRANTES NO REGIMENTO DE INFANTARIA 2 (R.I.2) EM AGOSTO DE 1967. A SEMANA DE CAMPO DECORREU NO CAMPO MILITAR DE SANTA MARGARIDA. EMBARCÁMOS PARA ANGOLA NO DIA 7 DE FEVEREIRO DE 1968 E DESEMBARCÁMOS EM LUANDA NO DIA 22 DO MESMO MES. O NOSSO REGRESSO A PORTUGAL FOI EFECTUADO COM PARTIDA DE (LUANDA) ANGOLA A 6 DE ABRIL DE 1970 E CHEGADA A (LISBOA) PORTUGAL NO DIA 18 ABRIL DESSE ANO.

APÓS O NOSSO DESEMBARQUE EM LUANDA, FOMOS INSTALADOS NO CAMPO MILITAR DO GRAFANIL ONDE PERMANECEMOS DURANTE CERCA DE 15 DIAS, ATÉ À NOSSA IDA PARA O NORTE DE ANGOLA CUJA ZONA DE INTERVENÇÃO E/OU OPERACIONAL ERA O Z.I.N. (ZONA DE INTERVENÇÃO NORTE).

NESTE ESPAÇO DE TEMPO FOMOS ENVIADOS PARA O MATO, PARA RENDERMOS O BATALHÃO QUE LÁ SE ENCONTRAVA. PARA O EFEITO, PARTE DO PESSOAL DO BATALHÃO QUE COMPREENDIA AS COMPANHIAS, CCS, 2309, 2310 E 2311 SEGUIRAM EM VIATURAS CIVIS (MVL) PARA OS SEGUINTES LOCAIS:

COMPANHIA DE COMANDOS E SERVIÇOS (C.C.S,) E C CAÇ 2309 FORAM COLOCADAS NO ZEMBA QUE TAMBÉM ERA A SEDE DO COMANDO DE BATALHÃO.
A COMPANHIA DE CAÇADORES 2310 FOI COLOCADA NO MUCONDO E A COMPANHIA DE CAÇADORES 2311 FOI SEDIADA EM CAMBAMBA.

OS RESTANTES MEMBROS DO BATALHÃO SEGUIRAM PARA OS LOCAIS ONDE JÁ SE ENCONTRAVAM OS PRIMEIROS ELEMENTOS.

O COMANDO DE SECTOR MILITAR DA NOSSA ZONA ESTAVA SEDIADO EM SANTA EULÁLIA, ERA COMANDADO POR UM BRIGADEIRO E TINHA NESSE PERÍMETRO UMA COMPANHIA DE ARTILHARIA, UMA ESTAÇÃO CENTRAL DE CORREIOS (SERVIÇO POSTAL MILITAR) SPS, DEPÓSITOS DE GÉNEROS ALIMENTICIOS E OUTROS E UM PELOTÃO DA FORÇA AÉREA. ESTES DAVAM APOIO A VÁRIOS TIPOS DE AVIÕES DESDE OS CHAMADOS ” TECOS-TECOS” (AVIÕES QUE PODERIAM TRANSPORTAR ATÉ 5 PESSOAS E OS FAMOSOS “NORD ATLAS” MAIS CONHECIDOS POR (BARRIGA DE GINGUBA) QUE SE DESTINAVAM NÃO SÓ AO TRANSPORTE DE PESSOAS COMO DE ALIMENTAÇÃO.

DA NOSSA ZONA OPERACIONAL ( 1ª. PARTE DA NOSSA COMISSÃO) ONDE ESTIVEMOS CERCA DE 16 MESES FAZIAM PARTE OS SEGUINTES LOCAIS ONDE MUITO DE NÓS ESTIVERAM EM OPERAÇÕES: ZALA, NAMBUANGONGO, ,MUXALUANDO, BELA VISTA,TRÊS MARIAS, MARIA FERNANDA, QUICABO ETC.

TAMBÉM DURANTE ESTE PERÍODO ESTIVEMOS A DAR PROTECÇÃO A UM PELOTÃO DE ENGENHARIA QUE ESTEVE A ALCATROAR PARTE DA PICADA JUNTO AO RIO LUICA QUE IA DA PONTE DO DANGE ATÉ AO MUCONDO. ESTA PICADA TINHA UMA INCLINAÇÃO BASTANTE ACENTUADA E NO PERÍODO DAS CHUVAS O MVL(Movimento de viaturas logística) MUITAS VEZES FICAVA BLOQUEADO DEVIDO ÀS CAMIONETAS FICAREM ENTERRADAS NA LAMA O QUE OBRIGAVA FICARMOS PARADOS DURANTE MUITAS HORAS OU ATÉ UM OU DOIS DIAS.

7 comentários:

  1. Éjá no próximo dia 18 de Abril, em Campo de Besteiros, que se realiza o nosso 15º. almoço de confraternização. Este almoço é organizado mais uma vez nesta região pelo nosso ex-camarada José dos Santos Marques, natural daquela localidade. Lembra-me do último realizado há 7 anos onde nos foi proporcionado uma ida ao Caramulinho, um lido local com vistas extraordinárias. Lá estaremos, Se leres esta informação passa-a a todos os camaradas que pertenceram ao batalhão.

    ResponderEliminar
  2. Tambem a companhia 2310 colocada no Mucondo, comandada pelo capitão Marques, participou em todas as operações a nivel de batalhão ou de sector: Quem não se lembra duma operação na zona da Maria Fernanda ( save o erro )em que fomos atacados a tiro de morteiro pela nossa tropa? Ó companheiros da 2310!! Isto não se esquece!! Ainda estou a ver o capitão aflito a chamar por os transmissões; Mas que é esta mer. e as morteiradas a cair ao nosso lado. E quem não se lembra de outra operação, esta a nivel de companhia, em que tivemos um morto, o Pinto! Joaquim de Jesus Pinto: assim era o nome dele, no dia 4 de Outubro de 1968, recordo-me bem desta data, porque era a festa da minha terra!!!! Nunca vi os Angolanos ( não os turras ) atacarem-nos de tão perto, depois de sofrer-mos o morto, para encontrar lugar para o elicoptero o poder ir buscar!! É que foram elas!! e no momento de ele baixar!! E quem não se lembra! Agora refiro-me mais ao 3º pelotão do alferes Rocha; do primeiro ataque na fazenda de S. Paulo, nós nem conheciamos os tiros deles quando fomos buscar água para beber ao carneiro, assim se chamava o lugar, tivemos dois feridos, o Vieira e o Cordeiro, e que quatro companheiros ficaram lá toda a noite: O Xavier, O Azebedo, O Carneiro e o Duarte Almeida, só no dia seguinte é que apareceram, Felizmente!! Pois já se estava a imaginar o pior! esta foi a primeira surpresa de 26 meses de Angola,

    Muita coisa haveria para contar!! Mas por agora não vou falar mais de Guerra, fica para outra altura.

    Quem não se lembra da Cuca e da Nocal frequinhas, e daquelas gambas que se comiam no Quicuzo quando iamos a Santa Eulália! E aquelas idas a Quibaxe comer aquele churrasco!! ver aquelas miudas brancas e mulatas, o que só ali viamos, durante dezasseis meses de Mucondo!! Nem tudo foi Guerra!!! Recordar é viver! Vamos recordar!!

    O nosso companheiro José Catalo autor deste blog, pediu para que todos os ex. militares do nosso batalhão 2833 caso queiram: Escrevam aqui passagens da nossa vida militar em Angola, Eu José Joaquim Afonso natural de Morais, Macedo de Cavaleiros, reforço o pedido

    Um abraço a todos os colegas

    j.afonso46@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Ola camaradas, desejava ir ao convivio, mas estô muito lonje e neste momento nao me è oportuno.

    Desejo vos um bom convivio e que tudo se passe bem.

    Um abraço para todos.

    Cabral

    ResponderEliminar
  4. Meu caro Cabral(julgo que era o nosso condutor da 2309, certo?)muito obrigado por ter escrito. A sua presença ficará para o nosso próximo encontro. De qualquer forma eu transmitirei que o meu amigo escreveu um comentário no nosso blogue a desejar bom almoço a todos.
    Um abraço do Catalo

    ResponderEliminar
  5. ANGOLA FEV. 1968 A ABR. 1970
    BAT. CAÇ. 2833, (COMP.ª 2309)
    COM O OBJETIVO DE O "TRAZER" AO ALMOÇO/CONVIVIO
    EM 30/04/2011, JÁ QUE FOI UM MILITAR QUE NUNCA
    ESTEVE PRESENTE NESTES CONVIVIOS, E DARIA POR CERTO MUITA ALEGRIA A SUA PRESENÇA,PEÇO AQUI A TODOS OS EX-COMBATENTES, DESTA UNIDADE MILITAR,
    OU A QUALQUER PESSOA QUE POSSA NOS DIGA COMO CONTACTAR O SEGUINTE EX-MILITAR, QUE FOI O COMANDANTE DA COMP.ª CAÇ. 2309, O ENTÃO CAPITÃO
    MILICIANO JOÃO MANUEL S. S. RAMALHO, SERIA PARA TODOS UMA GRANDE ALEGRIA VOLTAR A VER ESTE
    "MILITAR". CASO TENHA ALGUMA INFORMAÇÃO QUE NOS
    QUEIRA FACULTAR, DEIXE-A AQUI, OK ?
    COM UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS OS EX-COMBATENTES, PERMITAM-ME, EM ESPECIAL PARA OS DO BATALHÃO DE CAÇADORES 2833.
    NELSON HENRIQUES

    ResponderEliminar
  6. Ola pessoal, sou o Furriel Coelho da 2310. Um abraço para todos, Coelho

    ResponderEliminar
  7. Estamos quase já a terminar este ano de 2014 a pensar já no 2015, pois quero desde já desejar a todos os colegas do nosso batalhão e nossos familiares, um Santo e Feliz Natal com muita Saúde e Paz. Um abraço para todos vocês.

    ResponderEliminar