quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

C. CAÇ,.2310

Natal em Mucondo no ano de 1968
Operação em Santo António de Quimanoche. Como não sei nomes sugiro que em comentário ponham os nomes dos respectivos camaradas.
Esta foi tirada em Cambambe, ( não é Cambamba ? ) segunda informação do Jorge

Mais algumas fotos enviadas pelo nosso ex-camarada Furriel Jorge Correia da Companhia de Caçadores 2310.

4 comentários:

  1. Olá a todos,
    Eu não pertenci ao vosso batalhão - sou um pouco mais novo do que vocês, escapei por pouco à guerra como combatente - mas penso que conheci bem o homem que vos comandava, o então Ten. Coronel José Morais de Sousa, meu pai. Isto para o caso de a memória não me falhar e eu estar a confundir as datas... Algum de vocês me pode confirmar se assim foi?
    Eu próprio - então aluno do Colégio Militar - passei alguns dias de visita em Zemba, aproveitando a boleia de um teco-teco qualquer, provávelmente o vendedor de cerveja ou tabaco. Terá sido, talvez, nas minhas férias grandes de 1969 ou 70... Já lá vão muitos anos, mas a memória continua, de certa maneira, fresca. Lembro-me da capela junto à pista de terra, a parada quadrada protegida pelos edifícios, os abrigos, os torreões... Lembro-me de ir com um grupo até à sanzala que havia perto, ir com outro grupo buscar lenha, lembro-me de comer uma peça de caça de um bicho qualquer que pisou uma armadilha junto ao rio. Enfim, as minhas memórias serão muito poucas em relação às vossas!
    Apenas desejo dar um abraço a todos, mesmo que não tenha sido o meu pai o vosso comandante e eu me esteja a enganar...
    A ele já não posso perguntar, pois já faleceu há uns anos...
    Um abraço,
    Rui Morais de Sousa

    ResponderEliminar
  2. Olá Sr. Rui Morais de Sousa.
    Os meus cumprimentos
    Em referência ao seu comentário, que fez neste Blogue, do Bat. Caç. 2833, venho informá-lo do seguinte:
    O senhor seu pai, Ten. Cor. José Morais de Sousa, foi efectivamente o Comandante de um Batalhão de Caç. que esteve no Zemba/Angola, só que não foi o Comandante do nosso Bat. mas sim do Bat.Caç. 2874. Este Batalhão, foi aquele que nos foi render ao Zemba, por volta de Junho/Julho de 1969. Permita-me aqui referir quem, no ZEMBA, nós fomos render, e quem nos foi render a nós (Bat.Caç. 2833);
    Em Março/Abril de 1968, fomos render o Bat.
    Caç. 1909.
    Em Junho/Julho de 1969, fomos rendidos pelo Bat.Caç. 2874, aquele que foi então comandado pelo senhor seu pai.
    O responsável pelo Blogue, irá aqui colocar a cópia da página de um livro que prova o que acabei de referir, se quando ler este comentário, ainda não aqui estiver colocado a referida página, deverá aguardar um pouco mais. A titulo de informação, devo informá-lo de que o nosso Comandante,(também já falecido) foi o Ten.Cor. ainda durante a comissão, promovido a Coronel, Sr. Mário Serra Dias Costa Campos, da Cidade do Porto.
    Devo ainda informa-lo de que o Bat.Caç. 2874, também tem blogue, bastará que no Google, pesquise; Bat.Caç.2874.
    Mais algum assunto que eu lhe possa ser útil, disponha.
    Cumprimentos
    Nelson Henriques
    (CCS. Bat. Caç. 2833)
    e-mail: nelsonjfhenriques@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Sr. Nelson,
    Agradeço o seu esclarecimento, que me ajuda a perceber melhor o que se passou na altura. Realmente, depois de eu ter escrito o comentário acima, encontrei em casa da minha mãe um distintivo do batalhão 2874, com um 16 ao centro, que eu penso ser uma referência ao antigo Regimento (16) situado em Évora, onde de facto o meu pai preparou o batalhão antes de seguirem para Angola. As suas referências serão, sem dúvida, correctissímas. Já agora, penso que o batalhão que rendeu o meu pai era comandado por Duarte Silva, mas não posso ter a certeza.
    Neste blogue há uma fotografia de algumas individualidades a visitar Zemba, em que apontam o vosso comandante como sendo o segundo da esquerda da primeira fila, vendo-se o que eu penso ser o edifício do comando como fundo - com Zemba escrito no telhado. Se reparar nessa fotografia, a seguir à primeira fila de oficiais, há dois militares novamente seguidos por um grupo maior. Um desses dois militares - o da esquerda - quase que podia apostar ser o meu pai. Estaria ele já em Zemba para fazer a vossa rendição?
    Agradeço a sua informação sobre o blogue do 2874, irei procura-lo. O vosso blogue encontrei por ter procurado Zemba, Angola.
    Penso que é muito bom que haja pessoas que não deixem perder-se a memória da guerra, foram anos muito complicados para muita gente e infelizmente muitas pessoas que sofreram com ela não recebem qualquer reconhecimento pelo seu esforço. Isto, independentemente se estávamos de acordo ou não com a guerra em questão...
    Mais uma vez obrigado e um abraço,
    Rui
    e-mail: ruimoraisdesousa@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. Saudações para todos.
    Quero aqui deixar uma informação, em resposta ao comentário anterior, feito pelo Sr. Rui Morais de Sousa, filho do Cmd. do Batalhão que nos foi render ao Zemba, (Bat. Caç. 2874), como no comentário é indicado o mail, do Sr. eu tomei a decisão de enviar um mail, directa-mente para aquele Sr. dando-lhe várias informa-ções, confirmando que o seu pai, Ten. Cor. josé
    Morais de Sousa, foi realmente o Cmd. da Bat. 2874, onde também lhe indiquei qual o Bat. que foi render o do seu pai ao Zemba, em 1970, e que foi, o Bat. Cav.ª 2909, formado no R.Cav.3
    Estremoz. Enviei ao dito Sr. cópias dos documentos que o provam. Como disse não queria deixar de dar aqui no Blogue, um breve informação sobre o assunto.
    Companheiros, Amigos, Militares, dentro em breve se Deus quizer, nós vamo-nos novamente encontrar, naquele que será o 18º Almoço Convivio do nosso Batalhão, pelas últimas informações que tenho, e como ficou combinado no ano passado, este ano será na Bonita cidade da Régua e organizado pelo nosso colega da 2309
    Eduardo Ribeiro, eu, há semelhança dos anos anteriores terei todo o prazer em estar presente.
    Daqui envio um fortíssimo abraço a todos os ex-militares do Bat. Caç. 2833, já agora seja-me permitido, que esse abraço seja extensivo ao pessoal do Poletão de Morteiros 1237, que connosco esteve no Zemba, seria com grande alegria que, no nosso convivio, por lá aparecesse pessoal desse Poletão de Morteiros.
    Para todos aquele braço.
    NELSON HENRIQUES
    (CCS/BAT.CAÇ.2833)

    ResponderEliminar